Arquivo mensal novembro 2022

poralexandre

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva garante uma maior vida útil e um melhor funcionamento dos computadores, evitando, por exemplo, a queima de componentes importantes, como processadores, placas mãe, discos rígidos e outros. Deve ser realizada, independentemente de o computador apresentar problemas ou defeitos, pelo menos, uma vez por ano.

Consiste em desmontar o equipamento, realizar a sua limpeza geral e checar todos os seus componentes internos e contatos, testes de memória e HD/SSD, troca de pasta térmica do sistema de refrigeração etc. A poeira é uma das principais causas de problemas, interfere na dissipação do calor e na oxidação dos contatos, sejam eles intermitentes ou que levam o computador a parar de funcionar através do superaquecimento.

Na manutenção preventiva também engloba a avaliação dos softwares instalados, atualizações do sistema operacional, remoção de aplicativos desnecessários, malwares e arquivos temporários que deixam o equipamento mais lento e sujeito a riscos de segurança.

Finalizada a manutenção preventiva, os resultados são:

– Equipamentos lentos, precisam ser reiniciados frequentemente, voltam a trabalhar no máximo de sua potencialidade;

– A refrigeração da máquina ocorre normalmente e de forma satisfatória;

– Eliminando sujeiras, poeira, fuligem e outras partículas, levadas pelas ventoinhas para as peças internas diminui a temperatura fazendo o equipamento usar do seu máximo desempenho;

– Diminui-se o risco de perda ou roubo de dados por programas não autorizados, como os vírus, Malware e spyware entre outros.

Na manutenção preventiva inclui-se, também, o upgrade do computador. Nesta situação, o técnico analisa a configuração da máquina e propõe aos clientes, caso sejam necessárias, atualizações para melhoria de desempenho. Uma expansão de memória ou de um disco rígido para um SSD já seja suficiente para melhorar significativamente o desempenho geral do equipamento. Para detectar todos os possíveis problemas e trabalhar com eficácia na solução de cada um deles, é de fundamental importância que o técnico esteja apto a exercer suas atividades. Para tal, ele deve atualizar-se constantemente, adquirindo conhecimentos específicos da área.